Muito se fala por aí sobre autoconhecimento, e esse tema precisa mesmo ser constantemente discutido. Eu acredito muito que o autoconhecimento é a peça principal no seu processo de desenvolvimento, mas vamos por partes. Autoconhecimento nada mais é que o ato de conhecer a si mesmo, incluindo suas emoções, pensamentos e comportamentos. É um processo contínuo de autorreflexão que pode (e vai!) te levar a um aumento de consciência de si mesmo, ajudando a melhorar a autoconfiança, a autoestima, e definitivamente a realização pessoal. 

Agora que você já entendeu a definição desse conceito, vamos aprofundar mais sobre. A grande verdade é que quanto maior for o seu autoconhecimento e a sua consciência, melhores serão as suas escolhas ao longo da luta do dia a dia. Afinal, o autoconhecimento é a sua definição. Nele estão as suas digitais, o seu nome, ou seja, a essência de quem você realmente é. É essa autodefinição que eu chamo de consciência clara, em Mestre De Você, meu primeiro livro

“O pior momento existiu, e ser feliz foi uma escolha minha. Mas atenção: há um mecanismo aqui que chamo de autoconhecimento. O pior momento existiu e eu estava dentro dele — mas ele não estava dentro de mim!”

Trecho de Mestre De Você

Algo que sempre digo aos meus alunos, e que pode -e deve!- ser aplicado para qualquer pessoa vencer na vida, é: “tentem tudo, tudo o que for possível, o tempo todo. Aproveitem para aprender o máximo que conseguirem. Mas não deixem nunca que os desafios, a soberba, o sucesso e a vaidade tenham vocês”. Isso é essencial, porque se diante dos aplausos ou principalmente dos obstáculos você não tiver autoconhecimento e não souber aonde está indo, uma hora ou outra você vai despencar, irá se perder e provavelmente desistir, independente do quanto tenha conseguido até então. Antes de encerrar, deixo uma reflexão – também presente no meu primeiro livro.

Quando você não está alinhado com o autoconhecimento e a consciência clara, os aplausos se transformam em obstáculos — quando os obstáculos é que deveriam se transformar em aplausos.

Em Mestre De Você, você vai encontrar o caminho do autoconhecimento e da consciência clara: