Muitos lutadores escolhem lutar e treinar priorizando os aspectos físicos do esporte, como corpo, peso, força e talento. Enquanto estou treinando, observando e estudando na área de MMA, percebo que a mente é 150% do jogo. Normalmente, a primeira pergunta que as pessoas me fazem é: “como faço para ter uma mente forte?” Vamos falar não apenas sobre MMA, mas sim sobre a vida em geral. O que você acha da vida? Como você enxerga os problemas? Embora a palavra ‘problema’ tenha conotações negativas, prefiro enxergá-los como professores. É somente lidando com eles que você pode realmente se aperfeiçoar e progredir naquilo que deseja alcançar.
Você deve estar se perguntando como alguém treina a mente, e eu respondo. Para ter bíceps grandes, os lutadores exercitam os braços. Se querem ter pernas grandes, exercitam as coxas. Você treina a sua mente tendo uma visão e, em vez de lutar contra os seus problemas, usa-os a seu favor. O exercício mental é muito importante. Tanto para quem luta nos cages, quanto para as batalhas do dia a dia. Se você perguntar a 100 caras se eles gostam de treinar, aposto que todos dirão que odeiam. Mas vamos comparar isso com a vida cotidiana. Se você não fosse mais um lutador, gostaria de se tornar um empresário de muito sucesso? Sim. Você quer ganhar muito dinheiro? Claro! Você quer subir a escada passo a passo até chegar lá? Provavelmente não.
A verdade é que quando você investe tempo e esforço para alcançar os seus objetivos, eles tendem a acontecer. Vou falar mais sobre isso na websérie que será lançada na próxima sexta, 6 de janeiro (confira o trailer aqui). Os lutadores trabalham demais o corpo e só usam a mente cinco minutos antes da luta, e não funciona assim. Muitos querem fazer menos e ter resultados grandiosos; querem fazer menos e ter mais sucesso do que aqueles que fizeram tudo e estão lá no topo do pódio. Essa é a principal diferença entre o primeiro lugar e todo o restante. Mas não só! Confira abaixo a leitura que fiz de um trecho do meu livro “Mestre de Você” e entenda de uma vez por todas como aplicar esses exercícios no dia a dia e focar no que mais importa: a vitória.
“Mestre de Você” é uma coletânea de dicas que eu trago do mundo da luta para qualquer pessoa aplicar no seu cotidiano. O lançamento do livro é no dia 20 de janeiro, mas você já pode garantir o seu exemplar clicando no link.
E aí, topa fazer parte do meu time?